Laboratório

Centro de Estudos

Desenvolvimento do Desporto

Maria Manuela Vasconcelos Hasse Almeida e Silva

No quadro das funções docentes foi regente de cadeiras de Sociologia do Desporto, Sociologia do Lazer, Antropologia do Jogo, Antropologia e História do Corpo, História do Desporto, entre outras. É atualmente regente das Unidades Curriculares (UC) de Sociologia, Antropologia e História do Desporto, da Licenciatura em Ciências do Desporto, e de Desporto e Desenvolvimento, da Licenciatura em Gestão do Desporto. Enquanto docente colaborou com outras instituições académicas, nacionais e internacionais, europeias e americanas, nomeadamente, com a Universidade de Coimbra, o Instituto Politécnico do Porto, o Instituto Politécnico de Rio Maior e, no Brasil, com a Universidade de Campinas-São Paulo, a Universidade Metodista-São Paulo, a Universidade de Cáceres-Mato Grosso, entre outras.

Foi responsável pela orientação de mestrados e doutoramentos e, ainda, por seminários de investigação e conferências de doutoramento integrados nos cursos de 3.º Ciclo.

No âmbito da investigação tem-se dedicado ao estudo dos problemas do desenvolvimento do desporto enquanto fenómeno histórico, social e cultural em Portugal. Tem pesquisas efetuadas sobre a relação do fenómeno social desporto com o mundo da técnica, das práticas e das representações sociais. Prossegue esta orientação de pesquisa nomeadamente nas relações entre a imprensa, a imagem e as técnicas do corpo. O processo de institucionalização do desporto em Portugal, e em Oeiras, constitui objeto de trabalhos publicados, bem como a integração dos desportos no contexto dos lazeres. As transformações introduzidas no século XX com o desenvolvimento do treino e das ciências do desporto tem merecido a sua atenção. Prossegue o estudo e a investigação das relações entre o desporto, a técnica, a ciência e o corpo, fulcro de pesquisas em curso.

Apoio à Comunidade: Exposições, catálogos e publicações, colaborando com municípios e como membro do conselho científico e de revisão de várias revistas internacionais.

Informação Adicional
Categoria: Professora associada com agregação
Telefone: 214149163
Extensão: 475163